quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O Lixo Urbano e os Impactos Ambientais

Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais. 

Esse fenômeno é uma das consequências do aumento populacional nas cidades, da intensificação do modelo consumista, do uso de produtos descartáveis, além do modismo, pois existe uma “necessidade” de se adquirir objetos mais modernos. 

O lixo é também um problema socioeconômico, visto que grandes quantias de dinheiro são destinadas à coleta e tratamento do lixo urbano. No aspecto social, vários indivíduos são afetados pela concentração de lixo nas cidades, que causam proliferação de insetos, transmissão de doenças, poluição visual, entupimento de bueiros, entre outros. 

As origens do lixo urbano são as mais distintas, e ele é classificado em: Domiciliar: alimentos, papéis, plásticos, vidros, papelão, produtos deteriorados, etc. Industrial: cinzas, lodos, metais, cerâmicas, madeira, borracha, resíduos alcalinos, etc. Hospitalar: embalagens, seringas, agulhas, curativos, gazes, ataduras, peças atômicas. Lixo tecnológico: computadores, pilhas e aparelhos eletrônicos em geral. 

A coleta do lixo deve ocorrer de acordo com a sua classificação, pois os tratamentos finais desses resíduos são diferentes. O lixo hospitalar, por exemplo, tem que ser incinerado, queimado em forno de micro-ondas ou tratado em autoclave. Porém, não é o que acontece na maioria das cidades. 

A falta de estrutura e empenho dos políticos em solucionar o problema do lixo tem como consequência a existência de lixões a céu aberto em várias cidades. O destino adequado para o lixo urbano é o aterro sanitário, construído em áreas adequadas, com profissionais qualificados e estrutura para o tratamento dos gases e do chorume. Outra alternativa é a incineração dos resíduos, no entanto, esse método é muito caro, sendo inviável em muitos casos. 

 O mais importante, porém, é a conscientização da população, e isso pode ser promovido através da utilização da Política dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A coleta seletiva é uma das alternativas mais eficientes para reduzir o lixo, além de ser uma forma de contribuir para os catadores de materiais recicláveis. 

Portanto, através de simples atitudes e mudanças de comportamento todos os habitantes podem colaborar para reduzir a produção de lixo. 

* Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia Equipe Brasil Escola.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Conheça alguns repelentes naturais que podem ser usados no seu lar

Conheça algumas plantas que funcionam como repelentes de insetos, além delas trazarem aromas agradáveis não oferecem nenhum risco a saúde.

Citronela

É um repelente bem famoso. Pode ser  cultivado tanto no vaso quanto no jardim. O cheiro é parecido com o do eucalipto e, segundo a aromaterapia, tem propriedades tônica, anti-séptica e desinfetante. A planta repele até mesmo mosquitos da espécie Aedes aegypti (transmissor da dengue).

Andiroba

Seu efeito inseticida age especialmente no mosquito da dengue. Mas os óleo dessa árvore também é  utilizado para contusões, inchaços, reumatismos e cicatrizações.

Manjericão

Além de saboroso e nutritivo como tempero, sua planta espanta pernilongos devivo ao cheiro que ela exala. A melhor forma de cultivar essa erva é ao ar livre ou então em vasos em áreas fechadas. O manjericão deve ficar perto das janelas ou portas por onde os mosquitos geralmente entram.

Hortelã

Além de muito usada na culinária e nos cosméticos, o hortela é repelente de mosquitos, ratos e pulgões.

Cânfora

Seu cheiro é inibidor de aranhas e traças. Portanto, é recomendável a diluição em álcool para o seu borrifamento nas paredes e armários.

Arruda
É repelente de mosquitos e ratos.

Fonte: Green Nation

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Os benefícios da casca do limão são muitos, aprenda como aproveitá-la

Muitos profissionais em restaurantes, além de nutricionistas estão usando ou consumindo o limão inteiro, em que nada é desperdiçado. 

Como você pode usar o limão inteiro sem desperdiçá-lo? 

Simples. Coloque o limão na seção do freezer de sua geladeira, uma vez que o limão esteja congelado, use seu ralador e rale o limão inteiro (sem necessidade de descascá-lo) e polvilhe-o em cima de seus alimentos. 

Polvilhe-o em suas bebidas, vinho, saladas, sorvete, sopa, macarrão, molho de macarrão, arroz, sushi... Todos os alimentos inesperadamente terão um gosto maravilhoso, algo que você talvez nunca tenha provado antes. 

Você sabia? 

* As cascas do limão contem vitaminas 5 a 10 vezes mais do que o suco de limão propriamente dito. As cascas do limão são rejuvenescedoras da saúde na erradicação de elementos tóxicos do corpo. 

* Limão (citrus) é um produto milagroso para matar células cancerosas. Você pode comer as frutas de diferentes maneiras: a polpa, suco, preparando bebidas, sorvetes, bolos, etc. Essa planta é uma solução comprovada contra cancros de todos os tipos. 

* Ele é considerado também como um espectro antimicrobiano contra infecções por bactérias e fungos, eficaz contra parasitas internas e vermes, que regula a pressão de sangue, quando muito alto, e um antidepressivo, combatendo o estresse e distúrbios nervosos. 

* Diz que, após mais de 20 testes desde 1970, os extratos revelaram que: destrói as células malignas em 12 tipos de cancro, incluindo cólon, mama, próstata, pulmão e pâncreas. E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia com extrato de limão apenas destrói células de câncer maligno e não afeta as células saudáveis. 

Então agora em diante, antes de desperdiçar a casca do limão, siga esse procedimento simples, e obtenha ainda mais saúde consumindo todos os nutrientes que a casca do limão oferece. Antes tarde do que nunca!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Infraero contrata Ecossis para realizar Inventários Florestais em Aeroportos do Rio de Janeiro

Engenheiros e Biólogos do RJ estão sendo selecionados para o trabalho 

A Infraero contratou a Ecossis Soluções Ambientais para desenvolver Inventários de Cobertura Vegetal nos aeroportos, Internacional/Galeão – Antônio Carlos Jobim, Santos Dumont e de Jacarepaguá pertencentes à Superintendência Regional do Rio de Janeiro – SRRJ. 

O contrato já foi assinado, e os serviços terão inicio em agosto, coordenados pelo biólogo da Ecossis Cássio Sartori. De acordo com Sartori, no relatório técnico deverão ser inclusas as espécies de porte arbóreo, arbustivo, herbáceo e epífitas. Assim como a existência de espécies endêmicas, vulneráveis, raras ou em extinção, acrescentou ele. 

Para a realização dos trabalhos, a Ecossis está contratando 4 (quatro) Engenheiros Florestais e 4 (quatro) Biólogos do Rio de Janeiro/RJ para atuar nos estudos relacionados à área florestal para o desenvolvimento do inventário florestal. 

Os pré-requisitos para ocupação dessas vagas são ter pró-atividade, dinamismo, iniciativa, disponibilidade de 30 a 40 horas semanais, além de experiência em botânica (taxonomia), inventários florestais e processos de autorização de remoção vegetal. Interessados encaminhar email para juliano@ecossis.com ou gabriela.fiori@ecossis.com, contendo currículo. 

* Lenize Vargas 

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Você já plantou uma árvore?

Muitos são os benefícios que recebemos quando plantamos uma árvore. Um deles é a compensação de carbono (co2) que emitimos diariamente por meio de nossas atividades. 

Com o reflorestamento por exemplo, se reduz o sério problema da perda de terra por meio de erosões e assoreamento de rios. O plantio, também é uma das melhores soluções para amenizar o problema do efeito estufa, já que durante a fotossíntese as árvores transformam o gás carbônico do ar em alimento, retirando-o da atmosfera. 

 Existem várias formas de plantar sua árvore. Você pode ir a um viveiro comprar sua muda e plantar ou até mesmo recorrer a uma empresa para fazer o plantio para você. Algumas dessas, calculam a quantidade de carbono que você produz e ainda mostram quantas árvores são necessárias para "zerar sua conta", mas isso terá um custo. 

Outra forma de incentivar o plantio é curtir a página do Instituto Brasileiro de Florestas, a cada like que a página recebe, uma árvore é plantada. http://www.facebook.com/1h100pcwww.facebook.com/1h100pc.

Quer saber quantas árvores você precisa para compensar sua emissão de CO2? Acesse o link www.keyassociados.com.br/calculadora-de-emissao-co2-carbono.php.php e verifique. 

Essa pode não ser a grande solução para salvar o mundo, mas se cada um fizer a sua parte já é um começo! 

Fonte: Google

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ecossis está selecionando Engenheiros Florestais e Biólogos no Rio de Janeiro

A Ecossis Soluções Ambientais está selecionando 4 (quatro) Engenheiros Florestais e 4 (quatro) Biólogos no Rio de Janeiro/RJ para atuar em estudos relacionados à área florestal no desenvolvimento de inventários florestais.

Os candidatos deverão ter pró-atividade, dinamismo, iniciativa, disponibilidade de 30 a 40 h semanais, além de experiência em botânica (taxonomia), inventários florestais e processos de autorização de remoção vegetal.
Interessados encaminhar email para juliano@ecossis.com ou gabriela.fiori@ecossis.com, contendo currículo.

Conheça mais a Ecossis