quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Arqueólogo da Ecossis encontra cemitério desativado há 73 anos na área da Barragem Arvorezinha em Bagé RS

Sítio trata-se de um cemitério tradicional familiar 

Arqueólogo da Ecossis descobriu um cemitério desativado há 73 anos durante um monitoramento arqueológico, no mês de julho, na área da Barragem da Arvorezinha no município de Bagé, no Rio Grande do sul. 

O cemitério é composto por alguns enterramentos simples, sem qualquer tipo de estrutura aparente em superfície, apenas com demarcação feita com tijolos. Outros com estrutura de enterramento de túmulos únicos e também coletivos. Além disso, possui um mausoléu com capacidade para nove indivíduos. 

O Sítio está localizado dentro da APP (Área de Preservação Permanente), distante da cota máxima de alague, o que ausenta a necessidade de intervenção arqueológica no local, conforme o arqueólogo André Loureiro, no qual encontrou o sitio. 

Segundo a arqueóloga da Ecossis Kelli Bisonhim, uma das datas de enterramento se deu em 1899, as demais datações não foram identificadas ainda, mas podem ou não ser mais antigas que esse enterramento. Além disso, dentre os demais sepultamentos, estão elencadas enterramentos adultos e túmulos infantis. Sendo que um dos enterramentos mais novos possui data de 1939. “Aparentemente esse cemitério pertence a uma família antiga de Bagé, na qual não podemos identificar”, acrescentou Bisonhim. 

Após a descoberta, o sítio foi demarcado e isolado para preservação, conforme procedimentos padrão pelo órgão vigente – IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). 

* Lenize Lopes

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Curso de SIG Básico acontece em outubro na Ecossis

Inscrições para o curso já estão abertas A Ecossis Cursos de Capacitação realizará curso de SIG Básico de 15 a 19 de outubro, das 18h às 22h, na sede da Ecossis Soluções Ambientais, em Porto Alegre. 

O público alvo são profissionais e estudantes que atuam na área de meio ambiente e necessitam de ferramentas de gestão de dados e mapas. O curso SIG tem como objetivo capacitar os participantes para utilização do programa ArcGIS e trabalhará Conceitos Básicos (SIG e utilização), Projeções Cartográficas e Georreferenciamento, Shapefiles (tipos de arquivos e ferramentas), Banco de dados (tabelas de dados externos), Criação e Edição de Arquivos Vetoriais e Finalização dos Projetos (preparando plotagem). 

Com carga horária de 20 horas o investimento do curso é de R$ 450.00, sendo que os primeiros 10 matriculados ganharão um desconto de R$ 50.00 no valor. Estudantes (mediante apresentação de comprovante de matrícula) ganharão 8% de desconto e quem curtir a página de cursos da Ecossis no facebook facebook.com/ecossiscursos e compartilhar o flyer do curso de SIG Básico ganhará 2% de desconto. 

As inscrições podem ser realizadas pessoalmente na sede da Ecossis, ou pelo e-mail cursos@ecossis.com, (confirmação somente mediante comprovante de pagamento). Já o pagamento pode ser efetuado em dinheiro, depósito bancário ou no cheque, em até 3x. Para informações, ligue (51) 3022.7795 com Lenize ou Gustavo ou envie email para cursos@ecossis.com.

Conheça mais a Ecossis