terça-feira, 30 de outubro de 2012

Você Sabia?

A utilização de torneiras economizadoras como as de fechamento automático e as eletrônicas permitem uma redução de pelo menos 55% no consumo de água em relação às convencionais. 

Uma opção mais simples que a substituição das torneiras é a instalação de dispositivos arejadores. 

Estes dispositivos dão a sensação de uma maior vazão, mas fazem exatamente o contrário, reduzem-na. 

Fonte: Ecossis Soluções Ambientais

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ecossis apoia o Projeto Cool City Maps de Porto Alegre

  Mapas gratuitos apresentam a cidade de forma inovadora e sustentável

Uma iniciativa única no Brasil que visa valorizar cada centímetro de Porto Alegre é o objetivo do projeto Cool City Maps que será lançado a partir de outubro na cidade, e a Ecossis Soluções Ambientais fará parte desta ideia.

O projeto Cool City Maps foi desenvolvido pela empresa Design Visivo junto com a Designer Visual Denise Corsino e trata-se de um mapa temático, turístico e cultural das áreas mais atrativas da cidade, com dicas sustentáveis que beneficiem o ambiente em que se vive. “O projeto é uma ferramenta que comunica a cidade e direciona o usuário, com o propósito de agregar valor em sua vivência e experiência urbana”, acrescentou Corsino.

A 1º edição do projeto acontecerá de 01 de outubro a 31 dezembro de 2012, englobando sugestões de percursos a pé, indicações de biclicletários, túneis verdes, pontos de street art, pontos de wi-fi, e feiras do bairro, e será apresentado por meio de ações sustentáveis realizadas junto a Ecossis, apoiadora da iniciativa.

O Cool City Maps está online nas mídias sociais Twitter, Facebook e Wordpress. Basta seguir e curtir para ficar por dentro das novidades. As empresas que queiram engajar a iniciativa para próximas edições entrar em contato pelo e-mail coolcitymaps@gmail.com.

Os projetos socioambientais apoiados pela Ecossis Soluções Ambientais fazem parte do Programa de Responsabilidade Socioambiental da empresa, instituído desde 2007, com o intuito de incentivar e promover ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

As Empresas que tiverem interesse em saber mais sobre as ações que a Ecossis apoia e realiza, bem como os procedimentos que precisam realizar para que seus projetos sejam apoiados ou patrocinados, por favor, entrar em contato com responsabilidadesocioambiental@ecossis.com.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ecossis elabora e executa Programa Socioambiental para Copel

Programa visa ampliar novos conceitos e valores na comunidade

A Copel Companhia Paranaense de Energia contratou a Ecossis Soluções Ambientais para a elaboração e execução do Programa de Educação Socioambiental da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Cavernoso II, junto aos municípios de Virmond e Candói, na região centro-sul do estado do Paraná.

O Programa Socioambiental é uma condicionante para o Licenciamento Ambiental, e integra o Plano Básico Ambiental (PBA) da PCH Cavernoso II, que tem o objetivo de mitigar o impacto ambiental causado pela implantação do empreendimento.
Conforme a Bióloga da Ecossis Camila Jaeger, para dar inicio as atividades do projeto, os técnicos já realizaram duas saídas a campo, uma em junho para conhecimento do local e outra em setembro para acertar os detalhes do evento de Abertura do Programa Socioambiental, que aconteceu no dia 14 de setembro de 2012 nas cidades referidas.

“No evento aconteceu uma palestra para os líderes das instituições públicas, professores e demais membros da comunidade, a fim de apresentar o empreendimento aos municípios, o Programa de Educação Socioambiental e cronograma de atividades” comentou Jaeger.

As atividades encerram-se em outubro de 2013, e o Programa tem previsão de encerramento em novembro de 2013. Fazem parte da equipe: os biólogos Gabriela Fiori, Cássio Sartori, Camila Jaeger e Márcia Berbert, a oceanógrafa e coordenadora do projeto Caroline Nascimento, as geógrafas Juliana Rodrigues e Maria Isabel Galvão, o educador socioambiental em História e filosofia Sergio Buco e o estagiário acadêmico de gestão ambiental Emerson de Melo. 
 
* Lenize Vargas

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CONFERÊNCIA: INOVAÇÃO E ENERGIAS RENOVÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Programação Preliminar

Data: 19 de outubro

Objetivo: Estimular o desenvolvimento das cadeias produtivas das diferentes fontes de energias renováveis, incentivando investimentos. Promover a integração de instituições de pesquisas, agências de fomento e financiamento, e empresas públicas e privadas com o objetivo de impulsionar o financiamento de estudos e projetos na área de energias renováveis em prol do desenvolvimento do setor com produtividade.

09h00min - 09h25min
Abertura Oficial do Evento

Painel 01- Aspectos Técnicos, Políticos e Econômicos para a Expansão das Energias Renováveis 
Coordenadora: Jussara Maria Leite Mattuella - CIENTEC

09h25min - 9h50min
Palestra 01Fontes de Geração Elétrica no RS.

9h50min – 10h15min
Palestra 02 Rio Grande do Sul: um estado para investir.
Marcus Coester - Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento - AGDI

10h15min – 10h30min
Debate
10h30min -10h45min
Coffee Break e& networking section

Painel 02 – Energia Eólica 
Coordenador: Prof.ª Eng. Mecânica Adriane Petry, Grupo Estudos Térmicos e Energéticos - GESTE/UFRGS

10h45min -11h10min
Palestra 03 Viabilidade técnica e econômica de empreendimentos de Energia Eólica no mundo.
Ing. Carlos Badano
Representando a Associação Argentina de Energia Eólica - AAEE

11h10 min - 11h35 min
Palestra 04 - A Indústria Brasileira de Aerogeradores
Eduardo Lopes - Diretor Wobben Windpower

11h35min -12h05min
Palestra 05 – Avanço da indústria para modelo Institucional brasileiro de prospecção eólica.
Júlio Passos – UFSC


12h05min -12h20min
Debate
12h20min -14h00min
Intervalo para Almoço

Painel 03 – Biomassa – Pequenas Centrais Témicas 
Coordenador: Gabriel M. Faé Gomes - Pesquisador da CIENTEC
 
14h00min -14h25min
Palestra 06 – O emprego da Caldeira Multicombustível para o aproveitamento de biomassas.
Leandro Dalla Zen – CIENTEC

14h25min -14h50min
Palestra 07 Biomassa: Energia Renovável & Negócio Rentável.
Ronaldo Hoffmann- Centro de Tecnologia da UFSM

14h50min -15h15min
Debate

Painel 04Biocombustíveis 
Coordenador: Dr. Luiz Antônio Mazzini Fontoura

15h15min -15h45min
Palestra 08 – Bioetanol Brasileiro: Oportunidades e Desafios para exercer liderança em uma Economia Verde
Marco Aurélio Pinheiro Lima – CTBE

15h45min - 16h15min
Palestra 9 – Produção de biodiesel – Gargalos e soluções
Sérgio Beltrão – Ubrabio

16h15min -16h30min
Debate
16h30min -16h50min
Coffee Break e& networking section

Painel 05- Energia Solar

Coordenador: Rodnei Gomes Pacheco - Pesquisador da CIENTEC

16h50min -17h20min
Palestra 10 Tecnologias Fotovoltáica
Arno Krenzinger - UFRGS

17h20min - 17h50min
Palestra 11 – Mercado Nacional e Internacional da Energia fotovoltáica
Arno Krenzinger – UFRGS e
D SC. Marcelo R. Sampaio – Chefe da Divisão de Projetos Especiais - CEEE

17h50min - 18h10min
Debate
18h10min - 18h30min
Agradecimentos e Considerações Finais

LOCAL: Centro Administrativo Fernando Ferrari (Porto Alegre)
Av. Borges de Medeiros, 1501
CEP: 90.119-900 - Porto Alegre/RS

VAGAS LIMITADAS

INSCRIÇÕES GRATUITAS ATRAVÉS DO E-MAIL: eventos@cientec.rs.gov.br 
Apoio: FAPERGS

Você sabe o que é a mata Ciliar?

O que é Mata Ciliar?

Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.

 

O que acontece sem a mata ciliar?  O uso das áreas naturais e do solo para a agricultura, pecuária, loteamentos e construção de hidrelétricas contribuiram para a redução da vegetação original, chegando em muitos casos na ausência da mata ciliar.
 
ESCASSEZ DA ÁGUA - A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, não permitindo sua infiltração e armazenamento no lençol freático. Com isso, reduzem-se as nascentes, os córregos, os rios e os riachos.
 
EROSÃO E ASSOREAMENTO - A mata ciliar é uma proteção natural contra o assoreamento. Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro do rio, tornando-o barrento e dificultando a entrada da luz solar.
PRAGAS NA LAVOURA
A ausência ou a redução da mata ciliar pode provocar o aparecimento de pragas e doenças na lavoura e outros prejuízos econômicos às propriedades rurais.
 
QUALIDADE DA ÁGUA - A mata ciliar reduz o assoreamento dos rios, deixa a água mais limpa, facilitando a vida aquática.
 

IMPEDE A FORMAÇÃO DE CORREDORES NATURAIS - Essas áreas naturais possibilitam que as espécies, tanto da flora, quanto da fauna, possam se deslocar, reproduzir e garantir a biodiversidade da região.


Qual a diferença entre espécies nativas e espécies exóticas?
As espécies nativas são aquelas naturais de uma determinada região. A flora nativa, durante milhares de anos, vêm interagindo com o ambiente e, assim, passou por um rigoroso processo de seleção natural que gerou espécies geneticamente resistentes e adaptadas ao local onde ocorrem. Elas possuem um papel fundamental, pois controlam o excesso de água das chuvas no solo, evitam a perda de água dos rios e oceanos, gerenciam a filtração e a absorção de resíduos presentes na água, evita o escoramento e a erosão do solo, além de fornecerem alimentação e abrigo para agentes polinizadores. 

As espécies exóticas são aquelas introduzidas de outras regiões, como de outro país, por exemplo, não sofreram esse processo de seleção natural e, dessa forma, não servem de substituto ideal para a flora nativa, uma vez que não desempenham as mesmas funções dentro do ecossistema. As espécies exóticas são amplamente usadas com objetivos econômicos para a produção de celulose, por exemplo. Porém, é necessário ressaltar que um plano de manejo das espécies exóticas deve ser feito e tem fundamental importância para não deslocar as espécies nativas.

Para que preservar as Matas Ciliares?


- Reter/filtrar resíduos de agroquímicos evitando a poluição dos cursos d’água

- Proteger contra o assoreamento dos rios e evitar enchentes
- Formar corredores para a biodiversidade
- Recuperar a biodiversidade nos rios e áreas ciliares
- Conservar o solo
- Auxiliar no controle biológico das pragas
- Equilibrar o clima
- Melhorar a qualidade do ar, água e solo
- Manter a harmonia da paisagem
- Melhorar a qualidade de vida


Quais os danos ambientais decorrentes da redução da cobertura florestal e das matas ciliares?


- perda de qualidade da água

- erosão e perda de nutrientes do solo
- aumento de pragas das lavouras.
- assoreamento dos rios e enchentes
- alterações e desequilíbrios climáticos(chuva e aumento da temperatura)
- redução da atividade pesqueira


Legislação
- A mata ciliar é uma área de preservação permanente, que segundo o Código Florestal (Lei n.° 4.771/65) deve-se manter intocada, e caso esteja degradada deve-se prever a imediata recuperação.e. Essa lei já existe há 40 anos! Mas nem sempre foi cumprida.
 
Toda a vegetação natural (arbórea ou não) presente ao longo das margens dos rios, e ao redor de nascentes e de reservatórios, deve ser preservada. De acordo com o artigo 2° desta lei, a largura da faixa de mata ciliar a ser preservada está relacionada com a largura do curso d'água. A tabela apresenta as dimensões das faixas de mata ciliar em relação à largura dos rios, lagos, represas e nascentes.

Ecossis apoia Projeto Social de Pranchas de Surf Ecológicas

Iniciativa incentiva o surf de forma econômica e sustentável

A Ecossis Soluções Ambientais apoia o Projeto Social de Pranchas de Surf Ecológicas, do surfista porto-alegrense Jairo Lumertz, que ensina crianças da rede pública a produzir uma prancha ecológica, utilizando-se de garrafas pets.

A iniciativa é apresentada por meio de palestras educativas, e visa ensinar crianças a desenvolverem uma prancha ecologicamente correta, sensibilizando da importância da separação do lixo e incentivando o surf de forma econômica e de bem com a natureza.

Segundo Caroline Nascimento, oceanógrafa da filial Ecossis Paraná, a prancha ecológica é uma ótima ideia, “pois não agride o meio ambiente e oportuniza que muitas crianças aprendam um novo esporte”, acrescentou Nascimento.

O projeto já foi apresentado em diversas escolas de Garopaba SC e Porto Alegre RS, e pretende ampliar para outras escolas do Sul e Sudeste do Brasil. Interessados em conhecer mais sobre essa iniciativa, entrar em contato com Jairo no email jairolumertz@gmail.com.

* Lenize Lopes

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Como devo regar as plantas?


Evite encharquar demais o vaso
Aos olhos de quem nunca cuidou de plantas, regar parece uma tarefa óbvia, mas na prática ela exige alguns cuidados básicos. Mas esses cuidados são muito simples, e aqui vamos explicar para você.

Que horas devo regar?
Os melhores horários são de manhã e no fim da tarde (depois das 15h). Ao contrário do que muitos acreditam, regar ao meio-dia não cozinha as folhas. 


O que ocorre é que boa parte da água que jogamos se evapora ao meio-dia, pois é um horário muito quente.  À noite a planta absorve pouca água, e suas folhas demoram muito a secar. 


Para evitar o aparecimento de fungos, é melhor evitarmos regas à noite.

De quanto em quanto tempo regar? 

Cada dia a perda de água é completamente diferente do outro. Assim, regas regradas demais levam ao excesso ou falta de água em alguns dias. Algumas plantas precisam de regas mais freqüentes e outras menos. Verifique suas plantas a cada 2 dias. Se já estiver molhado, deixe para outra hora.

Água demais prejudica sua planta também. Por isso, mexa na terra com um palito ou com seu dedo. Veja se está seca ou úmida por baixo da superfície antes de regá-las.

Quanta água colocar? 
Evite encharcar a terra (existem exceções). Água demais “afoga” as raízes, que também precisam de ar, além de aumentar o aparecimento de fungos e doenças. Regue devagar, parando quando a água começar a demorar um pouco a entrar na terra, ou quando a água escorrer ao fundo de um vaso.

Molhar as folhas tem problema?
Depende da planta. Plantas de folhas sensíveis, como as violetas, não devem ter suas folhas molhadas
.
Molhar as folhas não é necessário, mas às vezes inevitável. Quando puder, aplique a água na base da planta ou em pratinhos, pois manter as folhas secas reduz a possibilidade de algumas doenças. 

No caso de pratinhos, evite mantê-los cheios d’água, pois isso é indício de excesso, e sempre coloque areia grossa, para evitar a proliferação do mosquito da dengue!

Fonte: Site Cultivando 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Simpósio Gaúcho das Águas será no dia 15 de outubro

A Assembleia Legislativa do RS, por meio do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, promove no dia 15 de outubro, no Teatro Dante Barone, o Simpósio Gaúcho das Águas. 
 
Em pauta, o uso de água da chuva na construção civil e na agropecuária, a reutilização da água, a presença de contaminantes na água potável e o planejamento e gestão da água, entre outros assuntos.
 
Estarão presentes palestrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), Agência Nacional de Águas (ANA), Universidade de Guadalajara e Associação Brasileira de Captação e Manejo da Água de Chuva, entre outros.
 
São esperadas cerca de 600 pessoas, entre especialistas, profissionais, acadêmicos e representantes de entidades das áreas de engenharia, arquitetura, agronomia, biologia, química e direito. Serão expedidos certificados de participação.
 

Inscrições pelo site www.al.rs.gov.br/forumdemocratico. Informações pelos fones (51)3210-2926 ou (51)3210-2972. 
 
Fonte:  Site - Assembleia Legislativa do RS

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Ecossis apoia o Projeto Cool City Maps de Porto Alegre

Mapas gratuitos apresentam a cidade de forma inovadora e sustentável 

Uma iniciativa única no Brasil que visa valorizar cada centímetro de Porto Alegre é o objetivo do projeto Cool City Maps que será lançado a partir de outubro na cidade, e a Ecossis Soluções Ambientais fará parte desta ideia. 

O projeto Cool City Maps foi desenvolvido pela empresa Design Visivo junto com a Designer Visual Denise Corsino e trata-se de um mapa temático, turístico e cultural das áreas mais atrativas da cidade, com dicas sustentáveis que beneficiem o ambiente em que se vive. 

“O projeto é uma ferramenta que comunica a cidade e direciona o usuário, com o propósito de agregar valor em sua vivência e experiência urbana”, acrescentou Corsino. A 1º edição do projeto acontecerá de 01 de outubro a 31 dezembro de 2012, englobando sugestões de percursos a pé, indicações de biclicletários, túneis verdes, pontos de street art, pontos de wi-fi, e feiras do bairro, e será apresentado por meio de ações sustentáveis realizadas junto a Ecossis, apoiadora da iniciativa. 

O Cool City Maps está online nas mídias sociais Twitter, Facebook e Wordpress. Basta seguir e curtir para ficar por dentro das novidades. As empresas que queiram engajar a iniciativa para próximas edições entrar em contato pelo e-mail coolcitymaps@gmail.com

Os projetos socioambientais apoiados pela Ecossis Soluções Ambientais fazem parte do Programa de Responsabilidade Socioambiental da empresa, instituído desde 2007, com o intuito de incentivar e promover ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade. As Empresas que tiverem interesse em saber mais sobre as ações que a Ecossis apoia e realiza, bem como os procedimentos que precisam realizar para que seus projetos sejam apoiados ou patrocinados, por favor, entrar em contato com responsabilidadesocioambiental@ecossis.com.

* Lenize Vargas

Conheça mais a Ecossis