segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Grupo Bertin contrata Ecossis para desenvolver um diagnóstico arqueológico no Pará

Dois sítios arqueológicos foram encontrados próximos a UTE

A Ecossis Soluções Ambientais foi contratada pelo grupo Bertin para executar um diagnóstico arqueológico prospectivo para a obtenção da LI de uma linha de transmissão da Usina Termoelétrica Santana do Araguaia I, situada no município de Santana do Araguaia-PA.

De acordo com a bióloga Gabriela Fiori, será desenvolvida pesquisa referencial prévia ao campo junto aos arquivos do IPHAN-PA, vistoria de perfis estratigráficos eventualmente expostos na área em busca de vestígios arqueológicos, realização de entrevistas junto a moradores locais para registro de patrimônio material e imaterial na região, além de atividade de educação patrimonial aos operários da obra.

A primeira saída de campo para a realização do diagnóstico arqueológico prospectivo da UTE foi realizado entre o período de 10 a 21 de agosto. Nessa etapa, segundo o Coordenador de campo Guilherme Schimidt foram feitas investigações intensivas subsuperficiais e em superfície, tanto nas áreas de influência direta e indireta do futuro empreendimento. Além de palestras de educação patrimonial aos operários da futura obra e a estudantes de uma escola técnica local com distribuição de folders explicativos para atender a legislação arqueológica vigente, complementa Schimidt.

Nesse primeiro processo, a equipe também foi surpreendida com a existência de 2 sítios arqueológicos. Conforme a Coordenadora do projeto Drª Raquel Rech, tratam-se de sítios cerâmicos expostos a céu aberto, “era uma cerâmica bastante rústica e simples, confeccionada por homens pré-históricos que habitaram aquela região no passado. Esse material será objeto de uma posterior etapa de resgate arqueológico, o qual sofrerá análise laboratorial preliminar e terá a salvaguarda de uma instituição específica para tal fim”, ressalta Rech.

Fazem parte da equipe os Historiadores e Arqueólogos Drª. Raquel Rech e Me. Guilherme Schmidt, a Técnica em Arqueologia e Historiadora Michele Santos, a Bióloga Gabriela Fiori, o Me. Geólogo, Arqueólogo e Geofísico Marcelo Gomes, além de 8 ajudantes disponibilizados pelo empreendedor.

Nenhum comentário:

Conheça mais a Ecossis