quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Conheça as 10 cidades mais poluídas do mundo

Consultoria dá nota para condições ambientais nas cidades.Todo ano a consultoria Mercer elabora um relatório avaliando a qualidade de vida em 221 grandes cidades do mundo. Um dos rankings preparados pela consultoria é o “Eco-City”, que classifica as cidades do ponto de vista ambiental. Segundo esta lista, Porto-Príncipe, capital do Haiti, é a cidade mais poluída do mundo.

Os critérios que a consultoria leva em conta em sua pesquisa são a oferta de água doce, o volume de água potável, as medidas para remoção de resíduos, a condição dos esgotos, poluição do ar e nível de congestionamentos. Cada cidade recebe uma nota, que tem como referência o número 100, nota atribuída a Nova York.

Quanto menor a nota, piores são as condições ambientais. A cidade mais limpa é Calgary, no Canadá, que ficou com a nota 145,7. Porto-Príncipe, a mais poluída, recebeu a nota 27,8. As cidades brasileiras mais limpas são Brasília e Rio de Janeiro, que ficaram com as notas 92,6 e 89,2, respectivamente. São Paulo é a mais poluída, com nota 75,7.

 

1ª  - Porto Príncipe (Haiti) - A cidade de Porto Príncipe, capital do Haiti, que foi castigada por um terremoto no ano passado, é a mais poluída do mundo. Ar e água são poluídos em níveis que comprometem a saúde da população. A pontuação da cidade na avaliação feita pela consultoria é 27,8.




2ª - Daka (Bangladesh) -  Há anos que a cidade enfrenta uma luta sem fim contra a poluição de suas águas. A superfície dos reservatórios frequentemente apresenta um aspecto viscoso, por causa da grande quantidade de pesticidas despejados na água. A cidade é a segunda mais poluída e recebeu a nota 30,9 da consultoria Mercer. 

                                                                                                  

3ª - Baku (Azerbaijão) - Cercada por grandes polos produtores e consumidores de petróleo, Baku, no Azerbaijão, sofre com níveis alarmantes de poluição do ar. A cidade tem uma atmosfera carregada de partículas derivadas da perfuração e do transporte de petróleo. Ela é a terceira mais poluída do mundo, alcançando a nota 31,9.




 

4ª - Kolkata (India) - Encontrar cidades poluídas na Índia não é tarefa das mais difíceis. Três delas estão no ranking das mais sujas do mundo. Seus maiores problemas são o despejo de resíduos plásticos e a emissão de poluentes dos escapamentos dos carros velhos que circulam pela cidade. O excesso de construções também colabora para aumentar a carga de partículas tóxicas no ar. A cidade recebeu a nota 39,2.

 


5ª Antananarivo(Madagascar) A ilha de Madagascar é conhecida pela exuberância de sua fauna e flora. Entretanto, a ação humana na ilha já começa a ofuscar sua biodiversidade. A capital, Antananarivo, convive problemas típicos de grandes concentrações humanas, como a contaminação de águas por causa dos esgotos e a poluição do ar. A cidade recebeu a nota 39,7, e é a quinta mais poluída.

 

6ª - Cidade do México (México) - Na década de 1990, cerca de 100 mil crianças morriam a cada ano na Cidade do México por causa da poluição do ar. Em 20 anos o governo se esforçou para reduzir a emissão de poluentes, mas a cidade ainda é conhecida como a capital da poluição atmosférica na América do Norte. Limpar o ar da cidade ainda é um dos principais desafios da cidade mexicana, que ainda lida com outras questões como superpopulação e violência urbana.


7ª Mumbai (Índia) - Experimentou um crescimento vertiginoso nas duas últimas décadas. Com ele, vieram também problemas típicos, como um saneamento insuficiente, e o trânsito tão comum às grandes cidades. Assim, tanto os reservatórios de água quanto o ar, sofrem com descargas de poluentes. Mumbai recebeu a nota 40,4, e é a sétima cidade mais poluída do mundo.

8ª  - Bagdá (Iraque) - A contaminação dos reservatórios de água de Bagdá representa uma séria ameaça à saúde da população. Como ocorreu em 2007, quando um surto de cólera atingiu diversas províncias. Segundo a ONU, o nível de poluição atmosférica, decorrente da constante queima de combustíveis fósseis, também preocupa. Bagdá é a oitava cidade mais poluída do mundo.

 

9ª - Nova Déli (Índia) - No rio Yamuna, em Nova Déli, é possível ver de tudo, menos água. Camadas de lixo cobrem a superfície e ajudam a criar o ambiente propício para a disseminação de doenças. Não é à toa que a cidade indiana tem um dos maiores índices de mortalidade infantil do mundo.  Ela é a nona cidade mais poluída e recebe a nota 43,4.


10ª - Lagos (Nigéria) -  A cidade conta com uma precária rede de saneamento básico. Além disso, diversas indústrias estão dispostas ao longo dos rios da cidade. O resultado: poluição das águas. Lagos também sofre com a poluição do ar. Boa parte do combustível usado nos carros nigerianos tem alto teor de chumbo, que é altamente nocivo, e é despejado no ar em grandes quantidades. Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Conheça mais a Ecossis