quarta-feira, 20 de abril de 2011

Açúcar é tóxico?

Cientista diz que é um "veneno". No dia 26 de maio de 2009, Robert Lustig deu uma palestra chamada Açúcar, a Verdade Amarga, que foi postada no YouTube em julho seguinte. De lá para cá, ela foi vista mais de 800 mil vezes, e a audiência cresce a 50 mil exibições por mês - número impressionante para uma palestra de 90 minutos sobre as nuances da bioquímica da frutose e a fisiologia humana.

Lustig é um especialista em desordens hormonais infantis e um conhecido especialista em obesidade infantil da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia-São Francisco, uma das melhores dos EUA. Ele publicou seu primeiro estudo sobre obesidade infantil há doze anos, e desde então trata de pacientes com a desordem e escreve trabalhos sobre o assunto.

O sucesso viral de sua palestra, no entanto, tem pouco a ver com as credenciais de Lustig e muito mais com sua afirmação persuasiva de que o açúcar é uma "toxina", ou um "veneno", termos que usa 13 vezes no vídeo, além de cinco referências ao açúcar como "um mal". E, por "açúcar", Lustig entende não apenas aquele pó granulado que colocamos no café - tecnicamente conhecido como sucrose -, mas também o alto grau de frutose de xarope de milho, por exemplo, consumido em grandes quantidades em seu país.

Os críticos de Lustig dizem que o que o torna atraente é sua prática de pegar evidências sugestivas e insistir que elas são indisputáveis. Ele certamente não usa meias palavras. O açúcar não é uma caloria inofensiva, ele diz: seu efeito sobre nós é muito mais insidioso. "Não tem nada a ver com calorias. Ele é um veneno em si mesmo". Se Lustig estiver certo, o consumo excessivo de açúcar é a razão primária para o enorme aumento de americanos obesos e diabéticos nos últimos 30 anos. Mas seus argumentos implicam mais que isso - o açúcar seria a causa dietética de muitas outras doenças crônicas amplamente consideradas como parte do modo de vida ocidental - doenças do coração, hipertensão e muitos tipos comuns de câncer.

O número de espectadores que Lustig atraiu sugere que as pessoas andam prestando atenção em seus argumentos. Mas será que o açúcar é tão ruim quanto ele diz? Uma coisa é sugerir, como fazem a maioria dos nutricionistas, que uma dieta saudável inclui mais frutas e vegetais e talvez menos gordura, carne vermelha, sal e um pouco menos de tudo. Outra coisa é dizer que consumir açúcar pode não ser apenas uma indulgência, mas uma coisa tóxica. Isto pode ser bem radical. Mas Lustig coletou uma grande massa de informações, e sua mensagem não deve ser ignorada, e sim debatida, diz o New York Times.

Nenhum comentário:

Conheça mais a Ecossis