segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Moratória da soja é estendida no país



O pacto ambiental que desde 2006 evita que a produção de soja no Brasil seja vetor de desmatamento da Amazônia - e que deveria ter terminado sexta-feira - continuará até dezembro deste ano.

Ambiente

Depois disso, a "moratória da soja" deve ser substituída por novo mecanismo que terá por base o fortalecimento do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). O formato dessa nova ferramenta será debatido pelo setor, governo e sociedade civil durante 2014, com a inclusão de produtores e consumidores.

Esse foi o resultado da reunião do Grupo de Trabalho da Soja (GTS) na sexta-feira, em Brasília. No GTS estão empresas processadoras e exportadoras de soja como ADM, Amaggi, Bunge, Cargill, além da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). Na mesa também sentam representantes da sociedade civil (Conservação Internacional Brasil, Greenpeace, ImaFlora, The Nature Conservancy e outros) e do Ministério do Meio Ambiente.

A negociação foi dura, o que evidencia que setor privado e sociedade civil têm entendimentos diversos sobre a questão. "O GTS concordou em manter por mais um ano as principais premissas que garantiram o sucesso da moratória: o monitoramento e o Desmatamento zero a partir de 2006", disse Paulo Adario, do Greenpeace. Ele lembrou que na situação atual, em que o Desmatamento volta a dar sinais de vigor, "os desafios continuam enormes. Por isso, um novo acordo precisa ser ainda mais consistente que a atual moratória".

Em comunicado à imprensa enviado pela Abiove, a sobrevida da moratória tem outro entendimento. O acordo teria "perdido a sua eficácia, depois de oito anos de implementação e seis renovações e porque nesse período houve significativa evolução da governança ambiental no Brasil", diz a nota, que adianta que o "GTS definirá uma nova agenda de trabalho para a sustentabilidade da soja no bioma Amazônia".

"Foi o acordo possível", concluiu Adario, sem muito comemorar. "Vamos construir uma nova agenda de trabalho para a soja no bioma Amazônia com a sociedade civil, o governo, as associações de produtores e de consumidores e as secretarias estaduais de Meio Ambiente", disse Carlo Lovatelli, presidente da Abiove.

FONTE:
Veiculo:
VALOR ECONÔMICO
  Secao:
AGRONEGÓCIOS
  Data:
2014-02-03
  Localidade:
SÃO PAULO
  Hora:
07:16:32
  Tema:
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
  Autor:Daniela Chiaretti - De São Paulo

Nenhum comentário:

Conheça mais a Ecossis