sexta-feira, 9 de março de 2012

GT de Embalagens aprova minuta de chamamento para logística reversa

Vidro, plástico, alumínio e outros materiais são utilizados para a confecção de embalagens descartadas diariamente por consumidores, que têm dificuldades de encaminhá-las à reciclagem. Em função disso, o Grupo de Trabalho de Embalagens (GT), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), aprovou em reunião na última terça-feira (06) a minuta para editar o chamamento para a logística reversa para embalagens geral.

A minuta, agora, segue para o Grupo Técnico de Assessoramento (GTA) e para o Comitê Orientador para a Implementação do Sistema de Logística Reversa, que irão fazer o estudo de viabilidade financeira dessa logística.

O objetivo é realizar a separação dos materiais e aumentar o índice de reciclagem para reduzir o volume de resíduos descartados. No Brasil, por exemplo, são descartadas em média 25 mil toneladas de embalagens diariamente. Isso significa um quinto do total de resíduos produzidos.

O Grupo de Trabalho de Embalagens foi criado após a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e tem por finalidade elaborar proposta de logística reversa para embalagens em geral, excluídas as embalagens de agrotóxicos e óleos lubrificantes.
Fonte: MMA

Nenhum comentário:

Conheça mais a Ecossis