quinta-feira, 3 de março de 2011

Aproveite o Carnaval sem abrir mão da sustentabilidade

Na próxima sexta-feira, dia 4 de março, os brasileiros entrarão, oficialmente, no clima de Carnaval. Viagens, desfiles de escolas de samba, blocos de rua, trios elétricos, festas à fantasia... o feriado pode ser aproveitado de várias maneiras, mas no fundo todos querem a mesma coisa: se divertir. Curtir o Carnaval, no entanto, não precisa ser sinônimo de irresponsabilidade e destruição – e, muito menos, de ecochatice. Dá para aproveitar os quatro dias de festa com muita alegria e sem contribuir para a depredação da cidade onde você está ou do meio ambiente. Duvida?

Confira, abaixo, 10 dicas supersimples para os foliões que estão dispostos a aproveitar o Carnaval sem deixar de lado a consciência socioambiental.

1- SEJA UMA BOA VISITA - Não importa se você vai viajar nesse feriado ou ficará na sua cidade: quando estiver curtindo o Carnaval, na rua, respeite o espaço público! Fazer xixi no asfalto, destruir placas de sinalização, subir em cima de árvores e depredar monumentos não tem nada a ver com diversão, mas sim com falta de cidadania.

2- FAÇA DO DITADO UMA MARCHINHA - LUGAR DE LIXO É NO LIXO
A sujeira que o Carnaval deixa nas cidades é um dos maiores problemas do pós-feriado: latas de alumínio, garrafas de vidro, copos plásticos e panfletos de divulgação são facilmente encontrados nas ruas, entupindo bueiros e aumentando o risco de enchentes. Até mesmo os mares são feitos de lixeira pelos foliões, o que polui a água e prejudica a biodiversidade marinha. No ano passado, a ONG internacional Global Garbage postou focos chocantes do fundo do mar de Salvador, 10 dias depois do Carnaval: mais de 1.500 latinhas e garrafas, além de pedaços de abadás e outros objetos plásticos, foram encontrados por mergulhadores. Jogar o lixo no lixo, durante a folia, daria muito menos dor de cabeça na ressaca do pós-Carnaval!

3- GASTE ENERGIA, APENAS, NAS COMEMORAÇÕES - Se você for viajar, não esqueça de tirar da tomada todos os aparelhos eletroeletrônicos – como televisão, computador e microondas –, que ficam na sua casa. Segundo o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, tirar esses equipamentos da tomada, quando eles estão fora de uso, pode reduzir a conta de luz em até 25%.

4- NÃO TOLERE A EXPLORAÇÃO Em 2010, a SDHU – Secretaria de Direitos Humanos recebeu cerca de 145 mil denúncias de abuso infantojuvenil e 34% delas estavam relacionadas a atividades sexuais. No Carnaval – por conta do aumento da circulação de pessoas nas cidades e, também, do clima de “pode tudo” –, a incidência dos crimes de abuso a crianças e adolescentes aumenta ainda mais. Se você presenciar alguma cena de exploração, não exite em denunciar.

5- ABUSE DA CRIATIVIDADE PARA SE FANTASIAR - Viagens e abadás já custam tanto dinheiro que economizar na hora de se fantasiar é uma ótima ideia. Que tal liberar a criatividade e utilizar materiais usados para confeccionar sua roupa de Carnaval? Além de poupar o bolso, você dá uma trégua para o meio ambiente e, depois da folia, dá para reciclar a fantasia ou, então, trocá-la com amigos.

Nenhum comentário:

Conheça mais a Ecossis