quinta-feira, 10 de março de 2011

Equipes fiscalizam o Rio dos Sinos e seus afluentes

Para preservar o Rio dos Sinos no trecho de Novo Hamburgo, é preciso também pensar nos afluentes que cortam o perímetro urbano. A sujeira e os produtos químicos lançados nos arroios podem contaminar a bacia, inclusive contribuindo para morte de peixes. Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), em operações quinzenais, percorrem o trecho do rio a bordo de um barco a motor para recolher o lixo acumulado nas margens e as redes ilegais de pesca. A falta de tratamento do esgoto cloacal é outra preocupação da Prefeitura. Para resolver, haverá uma série de obras.

Arroios -
Os afluentes do Rio dos Sinos espalhados pelo perímetro urbano estão vulneráveis ao despejo de lixo pela população e de produtos químicos das indústrias. De acordo com o assessor executivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Fernando Marco, o controle é feito por vários agentes. As infrações podem ser punidas com multas ou ações de preservação como a compra de mudas de árvores.

Água é monitorada -
Para garantir o abastecimento da população, a Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo realiza mais de 11 tipos de análises do Rio dos Sinos. Já o Laboratório de Educação Ambiental (LEA) atende 7 mil visitantes por ano e desenvolve ação de conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos. Outra ação é o projeto Amigos da Água que foi criado em 2009 e já beneficiou mais de 330 estudantes. Os alunos aprendem o tratamento da água, as redes de esgotamento sanitário, os perigos da poluição e dicas de consumo consciente.

Como denunciar
Casos de lixo depositado irregularmente podem ser denunciados à Semam pelo telefone (51) 3594-9935, no ramal 9173. Os problemas também podem ser informados pelo e-mail denuncia_semam@novohamburgo.rs.gov. O plantão da fiscalização, exclusivamente em quintas e sextas-feiras, das 19 horas às 23h30, aos sábados das 8 horas às 23h30, aos domingos e feriados do meio-dia às 23h30 atende pelo número (51) 9645-7266

Prevenção de enchentes - Os sinais da poluição são visíveis. Basta passar pelos arroios do Sinos para enxergar garrafas PET, sacolas plásticas e papéis espalhados. O lixo descartado pode entupir a canalização de esgoto e provocar alagamentos. Entre as melhorias previstas, a Prefeitura realizará 16 obras, que irão beneficiar os arroios Gauchinho, Luiz Rau, Manteiga e Pampa dentro do PAC Manejo das Águas Fluviais. O pacote prevê o repasse de R$ 22,7 milhões.
Fonte: DC

Nenhum comentário:

Conheça mais a Ecossis