quinta-feira, 19 de julho de 2012

DMLU disponibiliza 138 postos de coleta de óleo em Porto Alegre

O Projeto Descarte do Óleo de Cozinha do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) reforça a divulgação de 138 postos para recolher o material na Capital. Eles estão instalados no departamento e em escolas, empresas e entidades interessadas em participar do projeto. 

Duas empresas conveniadas com o DMLU – a Faros e a Ecológica, que atuam na área de reciclagem – estão encarregadas de recolher o óleo de frituras que é deixado nos postos acondicionado em garrafas de plástico e de vidro, e encaminhar para um destino considerado ambientalmente correto. 

A Faros utiliza este material como base para a produção de ração animal e a Ecológica reaproveita o óleo na fabricação do biodiesel. Os postos são identificados por cartazes, e o responsável pelo setor, sempre quando as garrafas estão cheias, chamam as empresas que vão até o local recolhê-las. 

O objetivo é dar um encaminhamento correto para o destino final deste resíduo. Por ser menos denso que a água, o óleo acaba formando uma película sobre ela, o que provoca retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem em redes de esgoto quando colocados em pias e vasos sanitários. Quando colocado diretamente em arroios e rios, prejudica a oxigenação da água, causando a morte de peixes. 

Serviço Mais informações sobre endereços e horários de atendimento dos postos para descarte do óleo de cozinha podem ser encontrados no site www.portoalegre.rs.gov.br/dmlu ou pelos fones (51) 3289-6987 e (51) 3289-6904.

Nenhum comentário:

Conheça mais a Ecossis