sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Consumo de energia no Brasil cresce 6,5% em janeiro, diz EPE

O consumo de energia elétrica do Brasil cresceu 6,5% em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado, para 35.812 gigawatts-hora (GWh), informou nesta quinta-feira a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). No acumulado de 12 meses, o crescimento registrado foi de 7,6% ante os 12 meses anteriores. Em 2010, a empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia registrou aumento no consumo de 7,8%.

"Os dados consolidados indicam taxas de crescimento expressivas em todos os segmentos", disse a EPE, em nota. "A dinâmica do consumo industrial sugere estabilização e acomodação das taxas de crescimento, uma vez absorvidos os efeitos da crise e da recuperação subsequente sobre as estatísticas. No mês passado, o crescimento do consumo industrial foi de 6,6%, para 14.632 GWh, o que, segundo a empresa, evidencia a consolidação da recuperação da produção industrial nacional. O consumo residencial de energia, por sua vez, cresceu 6,5% em janeiro na comparação anual, para 9.834 GWh. O consumo médio mensal de cada consumidor foi determinado em 157 quilowatts-hora (kWh), 2,6 superior do que o observado há 12 meses.

Já o setor de comércio e serviços, afirmou a EPE, mostrou amento de 7% no consumo no mês passado, para 6.254 GWh. "É resultado coerente com as estatísticas do IBGE, que dão conta de crescimento, em 2010, de 10,9% da atividade comercial e de 24,1% na venda de 'equipamentos e materiais de escritório, informática e comunicação'".  A empresa destacou ainda a movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros, que "é bom indicador do aquecimento do turismo, de negócios ou de lazer, o que repercute no consumo de energia do setor de comércio e serviços". Fonte: Reuters News

Nenhum comentário:

Conheça mais a Ecossis