quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Teatro Municipal de Itajaí traz mostra fotográfica sobre a Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé - Florianópolis

Mostra Fotográfica sobre a Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé – Florianópolis, SC e Vídeo-Instalação sobre Memórias da Água estão em exposição no Hall do Teatro Municipal de Itajaí no período de 11 a 21 de outubro de 2011.

O Projeto Memórias do Mar e Rede Meros do Brasil em parceria com a UNIVALI, através do laboratório de Educação Ambiental (LEA/CTTMar) e a Sala Verde de Itajaí, convidam alunos, Professores, Funcionários e a Comunidade em geral para visitar a exposição itinerante "Levantamento Fotográfico para o reconhecimento da comunidade tradicional da Reserva Extrativista Marinha de Pirajubaé e entorno – Florianópolis, SC" e a Vídeo-Instalação “Memórias da Água - diversidades cultural e natural do litoral de Santa Catarina”.

A exposição é gratuita e ficará aberta à visitação de 11 a 21 de outubro podendo ser agendada visita monitorada para escolas. O objetivo da exposição é mostrar à comunidade em geral, o que é uma reserva extrativista marinha e quais são os processos utilizados para proteger os meios de vida, a cultura das populações do entorno e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.

As fotografias retratam e dão visibilidade a uma comunidade que vive e se mantém na cultura tradicional da pesca e contribui para fortalecer o sentido de pertencimento, dando a ela um rosto que pode ser reconhecido e conhecido por todos os setores da sociedade. Essa exposição foi possível graças a ong Força Ambiental de SC com apoio da UNIVALI e fundamentalmente a disposição e apoio da comunidade de Pirajubaé (Florianópolis, SC) e ICMBio.

“Memórias da água - diversidades cultural e natural do litoral de Santa Catarina” é o titulo da Vídeo-Instalação produzida por José Matarezi a partir do contato com as diversas comunidades do litoral catarinense no periodo de 1997 a 2001. Sua concepção é resultado de experimentações estéticas a partir da “Água” como elemento essencial a vida em suas manifestaçães biológicas e culturais associadas ao seu poder simbólico e ritualístico. Ao mesmo tempo em que integra arte-ciência-tecnologia, no desafio de trabalhar com esse elemento fluído e de difícil manipulação, cria-se uma vídeo-instalação que permite ao público interagir de forma tátil interferindo na obra e na produção de imagens.

Para agendar uma visita, entre em contato com o Laboratório de Educação Ambiental (LEA/CTTMar) da UNIVALI – Itajaí pelo Telefone: (47)- 3341-7723 com Alex Kauê do Amaral e/ou José Matarezi ou pelo E-mail: salaverde@univali.br

Estas atividades educativas fazem parte do Programa “Memórias do Mar: Biodiversidade, Conservação e Cultura no Litoral Brasileiro” e Rede Meros do Brasil integrando o Show Memórias do Mar: a história de Juraci, o pescador mais antigo da Praia do Siri” que acontecerá no Teatro Municipal de Itajaí no dia 15 de outubro as 20:30 hs. ( Assista o Video do evento...)

Patrocínio: Prefeitura de Itajaí, por meio da Fundação Cultural, Lei Municipal de Incentivo à Cultura e APM Terminals.
Realização: Rede Meros do Brasil, Tarrafa Elétrica, Casa de Orates, Grupo NHOC, Sala Verde e Laboratório de Educação Ambiental (LEA/CTTMar/UNIVALI) e ONG ECOMAR.
Ilustrações: Vânia Medeiros

Nenhum comentário:

Conheça mais a Ecossis